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Media Training

Saiba como estabelecer a melhor relação possível entre sua empresa e a mídia com o programa de Media Training.

O que é Media Training?

O programa de Media Training é desenvolvido basicamente para capacitar os porta – vozes designados pela empresa, a manter um bom relacionamento com a imprensa e posicionar- se corretamente frente a entrevistas coletivas de imprensa, entre outras exposições de mídia.

Definir as regras de relacionamento do assessorado com a imprensa

  • Mostrar como funciona a mídia.
  • Definir as regras de relacionamento do assessorado com a imprensa.
  • Apontar riscos e oportunidades nos contatos com os jornalistas.
  • Preparar os porta-vozes para conquistar visibilidade e projetar positivamente, ao público externo, a imagem do assessorado.

Relacionamento com a imprensa

O papel da assessoria

Definir a estratégia de comunicação em linha com os objetivos de
negócios.

  • Avaliar o potencial de cada notícia e sua adequação na mídia.
  • Estabelecer e cultivar relacionamentos com a Imprensa.
  • Gerenciar e mediar a relação com jornalistas e veículos.
  • Levantar e distribuir permanentemente informações para a construção da imagem da companhia.
  • Produzir os materiais jornalísticos de suporte (releases, notas, comunicados, etc).

Qual o objetivo do associado?

Media training

  • A mídia
    • Transfere a credibilidade
    • Constrói marca e reputação
    • Forma opinião
  • Mas também
    • Extremamente complexa e pauta pelo imprevisto.
    • Pressionada pela concorrência e com gargalos de produção (Tempo É Dinheiro!).
    • Destrói reputações.
    • Pode abalar a confiança na marca.
    • Desvenda problemas, irregularidades e inconsistências.
    • Estabelece o ponto de vista crítico sobre as empresas.

E o assessorado nesse jogo?

Imprensa brasileira mercados

  • O assessorado pode se posicionar em suas áreas de negócios com diferentes mídias
    como: targets e especializadas.
  • Revistas semanais e quinzenais como Exame, Dinheiro, Época, Época Negócios, Carta
    Capital e Forbes tem uma amplitude maior de temas, incluindo Construção, Negócios,
    Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade por segmento, entre outros.
  • Os jornais targets para as áreas de negócios do Assessorado são: Valor Econômico; O
    Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Correio Braziliense; o Globo, Zero Hora.
  • Consideramos que rádios e emissoras de TV, por serem mídias de massa, podem ser
    avaliadas para pautas. Dependendo do perfil/especialização do assessorado é preciso achar
    os programas adequados para possível participação.

O que a assessoria e o assessorado não determinam?

  • A aceitação das pautas propostas.
  • A escolha de fontes concorrentes a serem ouvidas pelo jornalista.
  • A abordagem do assunto.
  • O produto final: título, texto, tamanho, fotos e data de publicação.

Tudo pode ser notícia, mas a informação…

Tem que ser

  • Relevante
  • Consistente
  • Atual
  • Exclusiva
  • De interesse público
  • Conexão com a realidade brasileira
  • Relação com momento econômico

Não pode ser

  • Fraca
  • Desprovida de dados
  • Velha ou já utilizada
  • “Marketeira”

Como fazer parte da mídia

Onde podem estar as notícias – informação diversificada

Compromisso com a imprensa

  • Atenda no horário combinado.
  • Não interrompa a entrevista.
  • Não peça as perguntas por e-mail, a não
    ser que o jornalista sugira.
  • Não peça para revisar a matéria.
  • Seja didático.
  • Dê tempo para as anotações.
  • Simplifique as questões técnicas.
  • Dê exemplos (desde que autorizados).

Situações de crise

Atos proibidos em situações de crise:

  • Pressionar ou coagir;
  • Ameaçar com processos;
  • Tentar impedir a veiculação de notícias;
  • Invocar relações com personalidades e
    poderosos;
  • Cometer bravatas X perder a cabeça.

Vivemos em uma era de Crises, alimentada por:

  • Vigilância permanente (internet, microcâmeras, etc);
  • Maior capacidade de investigação da imprensa;
  • Fim da privacidade;
  • Várias fontes com voz pública.

“São necessários 20 anos para se construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la..”

– Warren Buffet

E quanto ao seu negócio? Vamos descobrir o que uma Assessoria de Imprensa pode fazer pela sua reputação?

Entre em contato agora mesmo.