Saiba como estabelecer a melhor relação possível entre sua empresa e a mídia com o programa de Media Training.

O que é Media Training?
O programa de Media Training é desenvolvido basicamente para capacitar os porta – vozes designados pela empresa, a manter um bom relacionamento com a imprensa e posicionar- se corretamente frente a entrevistas coletivas de imprensa, entre outras exposições de mídia.
Definir as regras de relacionamento do assessorado com a imprensa
- Mostrar como funciona a mídia.
- Definir as regras de relacionamento do assessorado com a imprensa.
- Apontar riscos e oportunidades nos contatos com os jornalistas.
- Preparar os porta-vozes para conquistar visibilidade e projetar positivamente, ao público externo, a imagem do assessorado.
Relacionamento com a imprensa
O papel da assessoria
Definir a estratégia de comunicação em linha com os objetivos de
negócios.
- Avaliar o potencial de cada notícia e sua adequação na mídia.
- Estabelecer e cultivar relacionamentos com a Imprensa.
- Gerenciar e mediar a relação com jornalistas e veículos.
- Levantar e distribuir permanentemente informações para a construção da imagem da companhia.
- Produzir os materiais jornalísticos de suporte (releases, notas, comunicados, etc).
Qual o objetivo do associado?

Media training
- A mídia
- Transfere a credibilidade
- Constrói marca e reputação
- Forma opinião
- Mas também
- Extremamente complexa e pauta pelo imprevisto.
- Pressionada pela concorrência e com gargalos de produção (Tempo É Dinheiro!).
- Destrói reputações.
- Pode abalar a confiança na marca.
- Desvenda problemas, irregularidades e inconsistências.
- Estabelece o ponto de vista crítico sobre as empresas.
E o assessorado nesse jogo?
Imprensa brasileira mercados
- O assessorado pode se posicionar em suas áreas de negócios com diferentes mídias
como: targets e especializadas. - Revistas semanais e quinzenais como Exame, Dinheiro, Época, Época Negócios, Carta
Capital e Forbes tem uma amplitude maior de temas, incluindo Construção, Negócios,
Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade por segmento, entre outros. - Os jornais targets para as áreas de negócios do Assessorado são: Valor Econômico; O
Estado de São Paulo; Folha de São Paulo; Correio Braziliense; o Globo, Zero Hora. - Consideramos que rádios e emissoras de TV, por serem mídias de massa, podem ser
avaliadas para pautas. Dependendo do perfil/especialização do assessorado é preciso achar
os programas adequados para possível participação.
O que a assessoria e o assessorado não determinam?
- A aceitação das pautas propostas.
- A escolha de fontes concorrentes a serem ouvidas pelo jornalista.
- A abordagem do assunto.
- O produto final: título, texto, tamanho, fotos e data de publicação.
Tudo pode ser notícia, mas a informação…
Tem que ser
- Relevante
- Consistente
- Atual
- Exclusiva
- De interesse público
- Conexão com a realidade brasileira
- Relação com momento econômico
Não pode ser
- Fraca
- Desprovida de dados
- Velha ou já utilizada
- “Marketeira”
Como fazer parte da mídia

Onde podem estar as notícias – informação diversificada

Compromisso com a imprensa
- Atenda no horário combinado.
- Não interrompa a entrevista.
- Não peça as perguntas por e-mail, a não
ser que o jornalista sugira. - Não peça para revisar a matéria.
- Seja didático.
- Dê tempo para as anotações.
- Simplifique as questões técnicas.
- Dê exemplos (desde que autorizados).
Situações de crise
Atos proibidos em situações de crise:
- Pressionar ou coagir;
- Ameaçar com processos;
- Tentar impedir a veiculação de notícias;
- Invocar relações com personalidades e
poderosos; - Cometer bravatas X perder a cabeça.
Vivemos em uma era de Crises, alimentada por:
- Vigilância permanente (internet, microcâmeras, etc);
- Maior capacidade de investigação da imprensa;
- Fim da privacidade;
- Várias fontes com voz pública.
“São necessários 20 anos para se construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la..”
– Warren Buffet
E quanto ao seu negócio? Vamos descobrir o que uma Assessoria de Imprensa pode fazer pela sua reputação?
Entre em contato agora mesmo.