Search
Close this search box.

Mara Ribeiro-Assessora de Imprensa

“Você é jornalista? Nossa que legal!”

É isso que sempre ouço quando alguém descobre a minha profissão. Conversando com amigos de infância, que há muito não via ou novos contatos pelos bares e bailes da vida, sempre que falo da minha profissão sou presenteada com reações de admiração, interesse e respeito.

Nestes anos todos de profissão, como repórter e como assessora, tenho colecionado momentos importantes, que fizeram a diferença nas vidas que cruzaram o meu caminho. Estou segura, escolhi a profissão certa!

Formada em jornalismo, com especialização em marketing de serviços pela FGV On-Line, atuo em comunicação há 39 anos. Trabalhei como repórter por seis anos em veículos como Folha de São Paulo (1992); Jornal da Tarde (1988) e em jornais especializados. Tive oportunidade de ancorar um programa de WEB Radio por um ano, além de produzir programa de WEBTV para Fundações da USP.

Em Assessoria de Imprensa, comecei a atuar no ano de 1990, na extinta Multinews. Três anos depois, há mais de três décadas, fundei a agência de comunicação que leva meu nome, atendendo contas multissetoriais e oferecendo serviços multimídia para diferentes projetos de comunicação, incluindo vídeos institucionais, newsletter e  podcast.

Uma jornalista que atua com projetos estratégicos de comunicação

Também fui secretária geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, onde coordenei, por oito anos, a Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Atualmente, sou vice-presidente da APJOR – Associação Profissão Jornalista (gestão 2023 -2025), entidade criada para valorizar a imprensa, o jornalista e espaços abertos à discussão pública sobre o futuro da profissão e sua regulamentação.     

Apoio o Fundo Brasil de Direitos Humanos, entidade independente e sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados às atividades de pessoas e organizações não governamentais voltadas à defesa dos direitos no país. Editei livros-documentos na área de assessoria de imprensa e design.

Sou Conselheira do Portal Envolverde, o mais tradicional é premiado site especializado em ecologia.

Atualmente, meu principal foco é fortalecer minha atuação como profissional de comunicação, compreender as novas áreas do mercado digital, sem nunca perder minha essência – o compromisso com a verdade.

Sim! Eu ganhei a vida escrevendo matérias como repórter!

Sim! Eu me tornei dona de meu próprio negócio atuando com Assessoria de Imprensa!

Carreiras consolidadas, porém, não estáticas. Ao contrário. Vislumbro um futuro com novos aprendizados e experiências totalmente diferente de tudo o que já vivenciei.

A grande imprensa permanece com sua importância, mas a sociedade mudou. Com o advento da internet, dos smartphones e das redes sociais, é proibido ficar alheio à configuração omnichannel e aos novos formadores de opinião micro e macro. Essa ampliação de canais coloca o mundo, nosso e dos outros – absolutamente todos os outros – ao alcance de nossas mãos.

Na época que fui repórter de impresso nos primeiros seis anos de carreira, tive oportunidade de produzir pautas variadas. Mas tinha especial prazer em escrever para a editoria de variedades no Jornal da Tarde (hoje extinto). Ali tive oportunidade de realizar reportagens na área de Cultura. E me apaixonei.

Já na Assessoria de Imprensa, me destaquei atuando em três edições do Festival Internacional de Curtas Metragens, as primeiras edições da Mostra do Filme Livre, as dez edições da Mostra Musical Brasil e Cuba. Todos com resultados de mídia relevantes.

Antes, pude também realizar projetos para o fotógrafo de natureza Araquêm Alcântara; para o Projeto Quartas Musicais (Itaú Metrô); Magia Filmes, TeleImage  e Grupo Cassblanca; o Duo Vilella de Música Instrumental Brasileira; as escritoras Vanessa Campos Melo, Andrea Villas Boas, Regina Machado, Flavia Hesse e Rosalvi Monteagudo; fiz Jobs para a Dellarte, Choro Blue, os atores Milhem Cortaz , Estrela Strauss e Letícia Fagnani, Teatro Gamaro e a peça Mercedez com Z. Também divulguei a peça Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão, com direção de Felipe Grytz, no Teatro Centro da Terra e em seguida no Teatro UOL. Produzi shows para a cantora Claudya no Brasileria, Casa Ceci e Clube Hebraica.                                                  

Recentemente, no ano de 2024, fiz a divulgação de dois espetáculos incríveis de dança. O solo Deusas, criado e interpretado pela bailarina Luma Preto, com direção do Núcleo Boia de Dança, com apresentações no Teatro do Centro da Terra e no Centro Cultural Vergueiro. E, também, o solo 2415 de Marcela Paez, explorando sobre os perigos do uso indevido do plástico no planeta, apresentado em curta temporada no Sesc Pompéia.    

Engajamento com projetos culturais é o que propomos ao assumir a Assessoria de Imprensa nessa área, com garantia de distribuir e criar os melhores textos sobre esses temas de projetos culturais para buscar os resultados de mídia almejados.

Contar com uma Assessoria experiente pode garantir o sucesso do seu projeto cultural.

E quais são os novos atores?

Ao constatar o sucesso e importância dos influenciadores digitais, redes sociais, revistas digitais, podcasts e outras novidades, me apaixonei por tudo isso e decidi mergulhar no mundo digital e nas infinitas possibilidades que ele permite.

Hoje me considero conectada e preparada como uma profissional de comunicação contemporânea; apta a lidar tanto com os desafios offline (com os quais trabalhei toda minha vida) quanto com os que encaro como assessora de comunicação multimídia.

A Mara Ribeiro Agência de Comunicação Multimídia está pronta para garantir que a raiz do jornalismo, que é produzir conteúdo relevante e de qualidade, permeiem toda a produção que será direcionada aos nossos clientes, personalidades, empresas e entidades em todos os novos canais disponíveis.

Ser jornalista é top!