A importância do Clipping na Assessoria de Imprensa

Ainda hoje quando algumas empresas, autores, artistas e até profissionais de saúde me procuram para apresentar um plano de Assessoria de Imprensa, não fazem a mínima ideia do que seja o CLIPPING.

Você sabe o que é Clipping numa Assessoria de Imprensa?

Antigamente na época em que a Editora Abril estava em plenos pulmões com dezenas de publicações, com revistas mensais e semanais, não era possível saber se uma pauta enviada para alguma delas e aceita, havia ou não saído.

Da mesma forma tanto o Grupo Folha como o Grupo Estado, com seus títulos diários, juntamente aqui com o Diários de São Paulo, costumavam receber pautas de interesse e, muitas vezes, as publicavam. Mas como eles não tinham a obrigação de avisar que a pauta saiu, não tinha como o assessor ou as empresas fazerem esse acompanhamento.

Nasceu então as empresas CLIPADORAS DE NOTÍCIAS. Funcionava assim: eles contratavam pessoas para lerem jornais e revistas o dia todo e fazerem cópias das matérias das marcas que pagavam uma mensalidade para serem monitoradas. Então tudo que saia do Banco Real, a clipadora mandava. E também tudo que saia do Hospital Albert Einstein. Ou até as fofocas da TV Globo.

Ao final do mês estas clipadoras entregavam um envelope com o recorte das matérias do cliente e a Assessoria montava os cadernos de clipping para o cliente. Eram impressos. Encadernados. Hoje em dia todo esse processo é automatizado. E chegam on line, diariamente.

É um serviço fundamental para que a Assessoria consiga comprovar o trabalho realizado a partir das publicações consolidas nos mais diferentes veículos de imprensa.

Há também clipadoras de mídia eletrônica que monitoram os programas de Rádio e de TV.

Nesse caso eles encaminham os arquivos  via e-mail ou Zap.

As clipadoras, no passado, também era usadas para monitoramento de concorrência. Assim, o cliente recebia dois clippings. Um do que saiu dele naquele mês e o outro de seus concorrentes. Houve uma época que a Assessoria ficava com uma cópia do caderno para acompanhar os resultados e focar naquelas mídias que não estavam ainda na mira para possíveis pautas. 

Independente de prestarem um excelente serviço para as Assessorias de Imprensa, essas empresas também podem prestar serviços de clipagem de temas, por exemplo. Se um professor, estudante, pesquisador, jornalista ou historiador estiver precisando saber tudo que saiu na imprensa sobre um determinado tema, como por exemplo, Inteligência Artificial, eles podem fazer uma busca específica. Ou sobre qualquer outro assunto.

A contratação desse serviço é por fee mensal. Atualmente as principais empresas desse setor são

CLIPEX

Top Clipping

SINOPRESS