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marketing digital

Marketing Digital engloba toda estratégia, online e offline, de comunicação entre empresas, pessoas e clientes por meio de aparelhos eletrônicos.

Um comercial de TV aberta. entre novelas, é marketing digital. Mais ainda quando estimula o telespectador a interagir com sites, aplicativos e redes sociais.

O celular é personagem onipresente em toda comunicação atual. E o porquê é simples.

O brasileiro é recordista em consumo de tempo online. A Internet tomou o
lugar da televisão.

Os US$200 bilhões que as companhias ainda gastam anualmente no mundo em
comerciais de TV são dificilmente, já que uma em cada 10 pessoas nos Estados Unidos já tem uma conta no Netflix.

No marketing digital, tudo é medido!

O cliente sabe exatamente o grau de engajamento na mensagem.

E qual o comportamento do brasileiro na Internet, o que busca, o que faz?
> 93% busca por produtos, serviços e faz compras
> 98% busca por informações novas
> 75% busca por endereços enquanto caminha ou dirige
> 75% expressam opiniões (redes sociais)
> 89% usa para contactar família e amigos.

Dado essencial e complementar: 80% dos usuários de internet possuem um smartphone e em 2014 mais pessoas estão acessando a internet pelos seus telefones do que pelo computador.

E qual a função do marketing digital?

Oferecer o mais eficaz ZMOT possível. ZMOT? What? O quê?

Zero Moment of Truth, o novo paradigma do consumo de produtos e informações.

O ponto 0 do contato com a sua empresa se dá pela Internet. Eu quero distribuir uma informação institucional? OK. O
Google indexou?

Se o Google não vê, seu target também não.

As 7 grandes categorias do marketing online são:

1 > Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
2 > Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
3 > Marketing de conteúdo
4 > Marketing de Mídias Sociais
5 > Marketing de Mídia Social Anúncio pague-por-clique (PPC)
6 > Marketing de aÒliados
7 > Email marketing

5 Pilares do Marketing Digital Eficaz

1 > Saber exatamente do porquê de cada item no teu site, do nome, passando pelas cores, formato, textos, imagens e as necessidades do seu cliente alvo. Site para idosos precisam de fontes grandes. Para crianças, prefira ícones a texto.

2 > Conhecer as regras do Google. É pelas mãos dos buscadores que a sua mensagem será entregue ao destino. Os critérios de SEO mais relevantes para 2016 incluem mobile, HTTPS, inexistentes há poucos anos.

3 > Saber as potencialidades das redes sociais. Como usar o Facebook, o Youtube, o Instagram e todas as redes sociais a seu favor. Isto exige cursos ou consultoria. Não faça no achismo.

4 > Ter estratégia proÒssional de e-mail marketing. A diferença entre promoção por email eficaz e lucrativa e spam é tênue. Não adianta nada sair disparando mensagens aleatoriamente, comprar lista. Use os 6 pontos de contato, gatilhos mentais, forneça
conteúdo grátis que os usuários desejam. E sempre faça confirmação dupla dos emails capturados.

5 > Saber psicologia do consumo. Corintiano não pinta a casa de verde. Quem é o seu usuário final? Do que ele gosta, quais os desejos? Qual o nível intelectual? Quais conteúdos preferem? Você já viu propaganda de material de limpeza em intervalo de
futebol? E de banco, em programas infantis?