INBOUND PR
Como converter o sucesso de uma campanha de forma a criar conexões entre os multicanais tem um nome: Inbound PR, a revolução da profissão de Relações Públicas e Assessores de Imprensa.
Essa metodologia afirma que para realmente atrair interesse para o seu conteúdo é necessário seguir alguns passos:
- Definir quais são os seus públicos-alvo
- Escolher o produto ou serviço a ser apresentado
- Criar um plano de conteúdo sobre esse lançamento
- Promover esse conteúdo
- Estabelecer lista de mídia de interesse
- Cultivar essas relações de imprensa
- Mensurar resultados
Os 4 Passos:
-
- Atração: Um estranho visita seu conteúdo e curte. Mudança de Status.
- Conversão: Se este visitante encontrar dados que o interessem a conhecer mais do seu produto ele acessará os leads que impactam o conteúdo e se torna um cliente potencial pois recebeu mais informações.
- Fechar Negócio: Nesse momento recebe um e-mail com detalhes sobre o que o interessou e compra. Ele se deleitou para firmar a compra. Foi encantamento do começo ao fim do processo.
- Encantamento: Torna-se de estranho a promotor de seu produto pois contará a experiência, para sua rede de contatos, tornando-se um multiplicador, muito mais poderoso que uma mídia tradicional. Construção de relacionamento iniciado.
Mídia
Há também uma maneira de construir um projeto de Inbound PR com a mídia. Enquanto o público busca ser encantando para formalizar uma compra, os jornalistas pesquisam para ter certeza que tal fato vale ser divulgado e é real.
Portanto, para manter a sua reputação como agência de PR junto aos veículos de imprensa, é importante oferecer em seu banco de dados dos clientes as seguintes informações:
-
- Press Releases
- Pesquisa, Estudos completos
- Imagens com alta qualidade de produção e visual
- Entrevistas e vídeos com as fontes de imprensa
- Arquivos de áudio e webnários
- Biografias do cliente e resumo das atividades da companhia
- Contatos da Agência de Comunicação
- Como ter acesso aos documentos de base
- Cobertura de fatos relevantes
- Citações ou comentários sobre o tema a ser divulgado à mídia
- Informações sobre produtos e serviços
- Cases e Testemunhais
- Palestras e artigos
- Mídia Kit online
- Endereço do Blog, Social Media